Que Dia é Hoje?

29/4/1429
Joana d'Arc entra na cidade de Orléans

Joana d'Arc, santa e heroína francesa, conhecida como a "Virgem de Orléans".

Filha de lavradores, ainda menina começou a ouvir vozes que atribuía ser de São Miguel, Santa Catarina e Santa Margarida. Quando tinha 16 anos, as vozes aconselharam-na a ajudar o delfim Carlos VII a salvar a França do domínio inglês durante a Guerra dos Cem Anos. Robert de Baudricourt, capitão das forças de Vaucouleurs, conseguiu um escolta para levar Joana até Carlos VII. Ao encontrar o delfim, no castelo de Chinon, falou sobre sua missão divina.

O rei, então, mandou que teólogos a examinassem e, em seguida, deu-lhe o comando de uma pequena tropa. Em maio de 1429, ela derrotou os ingleses e retomou a cidade de Orléans. Em julho, o delfim foi coroado na cidade de Reims. Joana ficou ao seu lado durante coroação.

Em setembro de 1429, Joana tentou retomar Paris, porém não obteve êxito. Na primavera de 1430, ela entrou em Compiègne, mas foi capturada pelos Burgundians e entregue aos ingleses. Carlos VII não fez nada para assegurar sua liberdade. Para escapar da responsabilidade e não fazer de Joana um mártir, os ingleses mandaram-na para a corte eclesiástica em Rouen. Ela foi acusada de heresia e bruxaria pelo bispo Pierre Cauchon e por outros clérigos franceses, que apoiavam os ingleses.

Provavelmente, seu pior crime foi declarar que se comunicava diretamente com Deus. Aos olhos da corte, essa recusa em aceitar a hierarquia da igreja era uma heresia. Ela foi condenada a prisão perpétua, após assinar uma abjuração. Porém sua condenação durou pouco tempo, ela voltou atrás na abjuração e foi posta novamente em julgamento, sendo condenada à fogueira por heresia e queimada em praça pública em 1431.

Apenas em 1456, Carlos VII reconheceu os serviços de Joana à nação e tornou o tribunal que a condenou inválido. Joana foi beatificada em 1909 e canonizada em 1920. Sua vida inspirou inúmeras lendas e ela foi retratada em várias pinturas, estátuas e filmes.

Conteúdos relacionados
» Revolução Francesa