Que Dia é Hoje?

16/3/1926
Lançado o primeiro foguete movido a combustível líquido.

Robert Hutchings Goddard, um engenheiro e físico norte-americano, foi o pioneiro na concepção de foguetes movidos a combustível líquido. Ao longo da sua carreira ele construiu diversos foguetes pequenos e se destacou no desenvolvimento desta tecnologia.

Seus projetos apresentavam conceitos que até hoje são usados nos modernos foguetes, como por exemplo, a estabilização do voo com o uso de giroscópios. Durante a segunda guerra mundial, ofereceu seus serviços ao exército americano e foi destinado para a fabricação de material bélico.

Em 16 de março de 1926, Robert Goddard lançou seu primeiro foguete, atingindo a altura de 12 metros. Meses depois, suas experiências tiveram mais êxito e o lançamento de outro foguete alcançou mais de 50 metros de altitude em menos de  3 segundos.

Apesar de seu trabalho pioneiro, a construção de foguetes nos Estados Unidos só tomou impulso após a Segunda Guerra Mundial. À época da corrida espacial americana, na década de 1950, suas patentes foram compradas pelo governo estadunidense.