Que Dia é Hoje?

3/6/1992
Líderes de 180 nações iniciam a ECO 92, no Rio de Janeiro.

A ECO-92 ou RIO-92 foi a Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (CNUMAD), realizada na cidade do Rio de Janeiro, entre 3 e 14 de junho de 1992.O evento foi importante para consolidar o conceito de desenvolvimento sustentável. A presença de muitos chefes de estado demonstrou a importância que o tema Meio Ambiente vinha ganhando na década de 1990.

Ao final do encontro, concluiu-se que as nações desenvolvidas eram as maiores responsáveis por prejudicar o meio ambiente, e que os países em desenvolvimento precisavam de apoio financeiro para chegar ao desenvolvimento sustentável.

A Agenda 21 foi o principal documento assinado na RIO-92. Esse documento é um conjunto de ações e a serem implantadas por todos os países participantes da conferência, com a finalidade de promover uma nova política de desenvolvimento, pautada na responsabilidade ambiental. Uma das críticas para a Agenda 21 é que, apesar de ter sido assinado por todos os países presentes, apresentava apenas propostas sem estabelecer prazos.

Mais tarde, em 1997 foi realizada a "Rio+5", em Nova Iorque, na 19ª Sessão Especial da Assembleia Geral das Nações Unidas, para avaliar os cinco primeiros anos da Agenda 21. Foram identificadas as principais dificuldades da implementação do documento, além de terem sido escolhidas prioridades para os anos seguintes.