Que Dia é Hoje?

11/9/2001
Maior ataque terrorista da história dos Estados Unidos

No dia 11 de setembro de 2001, a maior potência mundial foi atacada. Dois aviões se chocaram contra as torres do World Trade Center (WCT), em Nova York, um outro atingiu o Pentágono e um quarto avião caiu na Pensilvânia.

O Boeing 767, da American Airlines que ia de Boston para Los Angeles, com 92 pessoas a bordo, se chocou contra uma das torres do WTC. Minutos depois, o Boeing 767, da United Airlines, com 65 pessoas bateu na segunda torre. A torre sul desabou às 09:59 (horário de Boston) e a norte, às 10:28. Às 9:43, o Boeing 757, também da American Airlines, transportando 66 pessoas, se chocou contra o Pentágono, em Washington.

O Boeing 757, da United Airlines, com 45 pessoas a bordo, caiu na Pensilvânia, às 10:10. Todos os aeroportos do país e todos os acessos à cidade de Novo York foram fechados.

O governo americano acusou o saudita Osama Bin Laden. Em vídeo, o terrorista assumiu a responsabilidade pelos ataques. O presidente George W. Bush passou a exigir que o regime Talibã do Afeganistão entregasse Bin Laden, caso contrário o país seria atacado.

No dia 7 de outubro, os EUA iniciaram uma ofensiva militar contra o Afeganistão. Em dezembro, com o apoio americano, o afegão Hamid Karzai, ex-vice-ministro das Relações Exteriores, assumiu o novo governo do país.

Conteúdos relacionados
» Terrorismo