Que Dia é Hoje?

20/4/1902
Marie e Pierre Curie isolam o rádio.

Pierre Curie (1859-1906), cientista, e sua esposa Marie Sklodowska Curie (1867-1934), química e física, são conhecidos pelo seu trabalho com radioatividade e com o rádio.

Casaram-se em 1895 e dedicaram-se a pesquisas independentes no laboratório que tinham na escola municipal de física e química, onde Pierre era diretor dos laboratórios e professor.

Após a descoberta da radioatividade, por A. H. Becquerel, Marie Curie começou a investigar o urânio, elemento radioativo encontrado na pechblenda. Em 1898 ela anunciou a descoberta de um provável novo elemento na pechblenda, no mesmo ano Pierre junta-se a ela nas pesquisas.

Eles descobriram dois novos elementos químicos, o polônio e o rádio, isolaram um grama de sais de rádio tirados de, aproximadamente, oito toneladas de pechblenda e determinaram o peso atômico e as propriedades dos dois elementos.

Pelo trabalho com a radioatividade, o casal Curie e Becquerel ganhou o Prêmio Nobel de Física em 1903. Em 1911 Marie ganha outro Prêmio Nobel, desta vez de Química.

Conteúdos relacionados
» Radioatividade I
» Radioatividade II