Que Dia é Hoje?

21/3/1965
Martin Luther King lidera a Marcha de Direitos Civis

Martin Luther King Jr nasceu em 15 de janeiro de 1929 na cidade americana de Atlanta, na Georgia. Filho primogênito de um pastor batista e de uma professora, uma típica família de negros norte-americanos de classe média.Assim como seu pai, tornou-se pastor formando-se em teologia e, posteriormente, cursando pós-graduação. Seus estudos sempre foram voltados para temas de filosofia e de protesto não violento e suas ideias sofreram muitas influências do líder hindu Mahatma Gandhi.

A trajetória de King como defensor dos direitos civis dos negros começou com o episódio da prisão de Rosa Parcks, uma americana negra que se negou a ceder seu assento no ônibus para uma mulher branca. Então, Luther King foi recrutado pela liderança negra da cidade de Montgomery para realizar um boicote aos ônibus.

A ação durou 381 dias e durante este tempo King foi preso e sua casa atacada. A partir de então, muitas marchas e passeatas foram organizadas por ele que se tornou um dos principais líderes do movimento americano pelos direitos civis e contra a opressão racial. Ao longo de sua trajetória recebeu o Prêmio Nobel da Paz e fez história com o famoso discurso “I have a dream”, ou seja, “Eu tenho um sonho”.

Na marcha realizada em 21 de março de 1965, a maior vitória foi a aprovação da Lei dos Direitos de Voto de 1965, que abolia o uso de exames que visavam impedir a população negra de votar. Em 1968,  Martin Luther King foi baleado e morto por um americano branco que havia escapado da prisão. O assassino foi condenado a 99 anos de prisão e em 1963, a terceira segunda-feira de janeiro foi decretada como feriado nacional em homenagem ao aniversário de King.