Que Dia é Hoje?

22/5/1644
Maurício de Nassau volta para a Europa

Maurício de Nassau chegou ao Brasil com a Companhia Holandesa, em 1637. Ele foi enviado para administrar e expandir os domínios holandeses no Brasil. Após diversas investidas, os holandeses conquistaram a província de Recife, considerada o tesouro da colônia portuguesa, região que dominaram por um longo período.

Ele realizou diversas obras de urbanização, ampliou a lavoura açucareira, desenvolveu fazendas de gado e estipulou a liberdade de culto, diferenciando-se do governo central, que decretava a religião católica como oficial. Os holandeses foram os responsáveis pela introdução de novas técnicas de plantio na nossa agricultura, como a rotação de culturas, para evitar o empobrecimento do solo. Também estimularam a recuperação de engenhos através de empréstimos, ganhando a simpatia dos proprietários de Terra.

A administração de Maurício da colônia acabou em 1644 devido às desavenças com a Companhia Holandesa das Índias Ocidentais, que o fazem voltar para a Europa, em 22 de maio de 1644.

Conteúdos relacionados
» A Invasão Holandesa