Que Dia é Hoje?

23/9/2010
Morre 'Mono Jojoy', chefe militar das Farc
'Mono Jojoy', o chefe militar das Farc e figura mais mítica na guerrilha, foi dado como morto em consequência de uma operação das forças de segurança contra as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia. Ele entrou para a guerrilha em 1975 e se transformou num dos líderes mais poderosos e o personagem mais odiado das Forças Armadas da Colômbia.
 
As Farc

Após a independência da Bolívia, em 1819, a estrutura social permaneceu a mesma. Índios e mestiços, a maioria camponeses, continuavam sendo explorados pelas precárias condições trabalhistas. A crise de 29 endureceu ainda mais as condições, fazendo com que a economia boliviana, dependente dos Estados Unidos, sofresse um retrocesso.
 
Com a Guerra Fria e a bipolaridade do planeta, dividido entre o capitalismo e o socialismo, a Bolívia se alinhou ao lado capitalista, perseguindo todos aqueles que se opunham a esse sistema, sob alegação de serem comunistas. Em maio de 1964, ao enviar o exército colombiano para reprimir uma rebelião, os camponeses, acuados, fugiram para as montanhas, e, assim, surgiu um dos maiores grupos guerrilheiros latino-americanos, as FARCs.