Que Dia é Hoje?

22/9/1897
Morre Antônio Conselheiro

Antônio Vicente Mendes Maciel, mais conhecido como Antônio Conselheiro, líder da Revolta de Canudos. Conselheiro nasceu em 13 de março de 1830, no Ceará. Após a morte do pai, assumiu o comércio da família e casou-se com sua prima, Brasiliana de Lima. Com a chegada do primeiro filho, penhorou os bens da família e passou a viajar pelo interior do Ceará, exercendo as mais variadas profissões.

Em 1861, abandonado pela esposa, começou a andar pelo Nordeste pregando o Evangelho. Por onde passava, Conselheiro conseguia novos seguidores. Sua influência incomodava os latifundiários, que perdiam seus empregados, e a Igreja, que perdia seus fiéis.

Em 1893, foi fundado, em uma fazenda abandonada da Bahia, o Arraial de Canudos. O rápido crescimento do Arraial, que chegou a ter três mil moradores chamou a atenção do governo da República, que atacou Canudos e foi derrotado três vezes. A quarta expedição enviada pelo governo contou com cerca de quatro mil homens.

Antônio Conselheiro morreu no dia 22 de setembro de 1897 e, em 5 de outubro, Canudos foi tomado pelas tropas republicanas e destruído.