Que Dia é Hoje?

19/4/1882
Morre Charles Darwin

Charles Darwin nasceu no início do século XIX, precisamente em 12 de fevereiro de 1809, na Inglaterra. Em 1825 começou a estudar medicina, mas abandonou a carreira.

Foi com Johns Stevens Henslow, um botânico, que Darwin conheceu a história natural, área em que ele já demonstrava talento desde a infância. Em 1831, Henslow e Darwin participaram de uma grandiosa expedição ao redor do globo, no navio Beagle. A pesquisa durou quatro anos e nove meses. Nesta viagem, Darwin notou que um mesmo animal tinha características específicas em diferentes regiões. Isto também acontecia com espécies separadas pelo tempo, como demonstrado pelos fósseis. Porém, ele guardava tais idéias consigo, pois elas contrariavam o ideal da criação divina.

Quando conheceu o trabalho do zoólogo Alfred Russel Wallace, percebeu que ambos os pesquisadores tinham chegado a conclusões semelhantes. Foi então, em 1859, que Darwin publicou sua célebre obra de evolucionismo intitulada "Sobre a Origem das Espécies por Meio da Seleção Natural".

Darwin continuou escrevendo e publicando seus trabalhos na área de biologia por toda sua vida. Ele morreu em 19 de abril de 1882, deixando importante contribuição para a ciência.

Conteúdos relacionados
» Darwin
» Darwin e a Seleção Natural
» Neodarwinismo