Que Dia é Hoje?

16/8/2008
Morre Dorival Caymmi, cantor e compositor brasileiro

Dorival Caymmi foi cantor e compositor baiano. Em sua obra, exaltava a Bahia e suas paisagens, cores e ritmos.

Descendente de italianos, Dorival era filho de um funcionário público e músico amador. Seu pai, Durval Henrique Caymmi, tocava piano, violão e bandolin e a mãe, Aurelina Soares Caymmi, cantava nas reuniões de família. Em 1930, com 16 anos, escreveu sua primeira canção, ?No Sertão?.

Cinco anos mais tarde, apresentou o musical "Caymmi e Suas Canções Praieiras" e com 22 anos venceu um concurso de sambas com a música ?A Bahia também dá?.

Em 1938 viajou para o Rio de Janeiro incentivado por Gilberto Martins, então diretor da Rádio Clube da Bahia. Na nova cidade, Caymmi, trabalhou como jornalista no Diários Associados mas nunca deixou de compor e cantar. No mesmo ano estreou na Rádio Tupi e compôs a música ?O que é que a baiana tem?? sucesso na voz de Carmem Miranda e interpretada no filme ?Banana da Terra? que deu fama internacional à cantora.

Caymmi consagrou-se pela beleza e qualidade de suas canções escritas lentamente. O cantor chegou a dizer certa vez que em 94 anos de vida não havia produzido nem 100 canções e que isso não era grande coisa. Esta aparente improdutividade lhe rendeu a fama folclórica de preguiçoso, porém, suas canções, que chegavam a levar mais de um ano para ficar prontas, são de qualidade singular e pilares da música popular brasileira.

Dorival Caymmi morreu aos 94 anos em sua casa na Bahia devido à complicações causadas por um câncer renal.