Que Dia é Hoje?

20/11/1975
Morre Francisco Franco

Francisco Franco (1892-1975), general e líder espanhol. Tornou-se general aos 32 anos, após comandar a Legião Estrangeira Espanhola no Marrocos. Sua posição política era conservadora nacionalista. Em 1934, foi nomeado chefe do Estado-Maior, pelo governo direitista e suprimiu a rebelião dos mineiros nas Astúrias.

Quando a Frente Popular chegou ao poder, em fevereiro de 1936, ele foi rebaixado a governador militar das Ilhas Canárias. Em julho, Franco uni-se ao levantamento militar que precipitou a Guerra Civil Espanhola. Ele foi para o Marrocos, assumiu o controle do segmento mais poderoso do exército espanhol e o dirigiu à Espanha. Tornou-se chefe do governo Insurgente, em Outubro. Em 1937, ele uniu todos os partidos nacionalistas à Falange, assumindo a liderança do novo partido.

Com a ajuda da Alemanha e da Itália, Franco saiu vitorioso da Guerra Civil, em março de 1939. O general sufocou cruelmente sua oposição e estabeleceu um estado corporativo altamente centralizado. Durante a Segunda Guerra Mundial, a Espanha permaneceu neutra. Após a Guerra, ele reduziu o poder da Falange e levantou a fachada de um regime liberalizado. A lei de sucessão, de 1947, promulgada pelo general, declarou a Espanha um reino, sendo ele mesmo regente até a escolha de um rei. As relações diplomáticas com os EUA e com outros membros das Nações Unidas foram restabelecidas em 1950 e, com a Guerra Fria, Franco assegurou um massivo apoio econômico americano em troca de bases militares na Espanha.

A partir de 1959, o governo de Franco investiu nas mudanças tecnológicas e no desenvolvimento econômico. Muito bem sucedido nestes campos, o regime foi forçado conceder maior liberdade social e política, exceto nas províncias bascas, onde havia uma luta feroz contra rebeldes separatistas. A maior liberdade permitiu oposição crescente ao regime ditatorial, até mesmo dentro da Falange. O general, no entanto, manteve sua posição no poder. Em 1969, Franco nomeou como seu sucessor o príncipe de Bourbon, Juan Carlos, que subiu ao trono após a morte do ditador, em 1975.

Conteúdos relacionados
» A Guerra Civil Espanhola