Que Dia é Hoje?

3/6/1924
Morre Franz Kafka, escritor tcheco

Franz Kafka nasceu em Praga, atual República Tcheca, na época integrante do império austro-húngaro, no dia 3 de julho de 1883. Embora tenha crescido sobre influência de três culturas distintas (tcheca, alemã e judaica), veio de uma família de classe média judia. O menino, oprimido por seu pai durante a infância e também adolescência, estudou Direito na Universidade de Praga, entre 1901 e 1906, e se tornou um famoso escritor, tendo  como maior influência autores como Pascal, Flaubert, Kierkgaard e Heinrich von Kleist.

O ambiente de Praga, na época medieval, tendendo para o lado gótico, também contribuiu na construção de seus escritos. Ateu, socialista e bem colocado profissionalmente, o rapaz teve uma vida emocional difícil, com noivados e amores infelizes e, por isso, se manteve só até o final de seus dias. O sucesso de Kafka se deu a partir de uma narrativa que revelava a incapacidade humana e toda sua instabilidade. Sua obra representava seres angustiados, mergulhados em um universo frio e burocrático.

Seus principais livros, publicados depois de sua morte por intermédio de seu amigo Max Brod são: A Metamorfose (1916); O Castelo (1926); O Processo (1925), entre outros. No dia 3 de junho de 1924, em Klosterneuburg, Franz Kafka, internado por conta de uma tuberculose, morreu vítima de uma insuficiência cardíaca.