Que Dia é Hoje?

4/10/1879
Morre General Osório

Manuel Luís Osório, mais conhecido como General Osório, nasceu em 10 de maio de 1808, na cidade de Santo Antônio do Arroio, Rio Grande do Sul. Militar e político gaúcho, ingressou na carreira entre os anos de 1822 e 1823, época da Guerra da Independência.

Ajudou a combater as tropas do exército português fixadas na Província da Cisplatina, além de lutar na Guerra da Cisplatina, ocasião em que foi promovido a tenente na Batalha do Passo do Rosário. Pela Guerra dos Farrapos, iniciou a luta ao lado dos rebelados. Porém, depois da declaração da República Rio-grandense, passou a lutar junto com as tropas imperiais do Brasil. Participou ainda da Guerra contra Oribe e Rosas, conhecida como batalha de Monte Caseros, entre os anos de 1851 e 1852 e Guerra do Paraguai, entre os anos de 1865 a 1870.

Anos depois foi convidado pelo próprio imperador do Brasil a ocupar uma cadeira no senado, sendo promovido a marechal de exército. Em 1878, foi nomeado ministro de guerra, permanecendo no cargo até falecer, em 4 de outubro de 1879, no Rio de Janeiro.

Conteúdos relacionados
» PodVest-Guerra do Paraguai