Que Dia é Hoje?

2/6/1882
Morre Giuseppe Garibaldi

Giuseppe Garibaldi foi um guerrilheiro italiano que ficou conhecido como herói de dois mundos, devido às suas lutas na Itália e na América Latina. Ainda jovem, conheceu as ideias socialistas de Saint-Simon e se dedicou a causa da unificação e independência italianas, integrando o movimento nacionalista "Jovem Itália".

Fugiu para a América do Sul em 1834, após ser condenado à morte em seu país. No Brasil, participou do Movimento Farroupilha lutando com os republicanos do Sul contra o império brasileiro. No Uruguai, participou da Guerra Grande, impedindo a incursão do ex-presidente Oribe no país. Ao retornar à Itália, em 1848, iniciou a luta pela unificação do país, combatendo contra a Áustria. Um ano depois, foi eleito deputado da recém-proclamada República Romana. Com a queda de Roma, vai para Nova York e depois para o Peru.

Em 1859, depois do seu retorno à Europa, saiu vitorioso de uma nova guerra contra a Áustria, conseguindo a unificação do norte do país. No ano seguinte, iniciou a batalha no sul da Itália junto com os "Camisas Vermelhas". Conquistou a Sicília e o Reino de Nápoles. Participou da campanha pela anexação de Veneza. Juntou-se aos franceses na guerra franco-prussiana, sendo eleito membro da Assembleia Nacional da França. Elegeu-se deputado italiano em 1874. Giuseppe Garibaldi  morreu em 2 de junho de 1882, em sua casa na Ilha de Caprera.
 

Conteúdos relacionados
» Revolução Farroupilha