Que Dia é Hoje?

15/11/1630
Morre Johannes Kepler, astrônomo e matemático alemão

O astrônomo e matemático alemão Johannes Kepler foi figura importante na revolução científica, conhecido por suas leis sobre o movimento dos planetas. Após estudar teologia na Universidade de Tubinga, incluindo astronomia com um seguidor de Copérnico, lecionou no seminário protestante de Graz.

Kepler tentou compreender as leis do movimento planetário durante a maior parte de sua vida. Em um princípio, Kepler considerou que o movimento dos planetas devia cumprir as leis pitagóricas da harmonia. Esta teoria é conhecida como a harmonia das esferas celestes.

Em sua visão cosmológica não era casualidade que o número de planetas conhecidos em sua época fosse um a mais que o número de poliedros perfeitos. Sendo um firme partidário do modelo copernicano, tentou demonstrar que as distâncias dos planetas ao Sol eram dadas por esferas no interior de poliedros perfeitos alinhadas sucessivamente umas dentro das outras.

Na esfera interior estava Mercúrio, enquanto que os outros cinco planetas, Vênus, Terra, Marte, Júpiter e Saturno, estariam situados no interior dos cinco sólidos platônicos, correspondendo também aos cinco elementos clássicos.

Conteúdos relacionados
» Gravitação Universal