Que Dia é Hoje?

5/9/1997
Morre Madre Teresa de Calcutá

Madre Teresa de Calcutá, cujo nome verdadeiro é Agnes Gonxha Bojaxhiu, nasceu em Skopje, atual Turquia, em 26 de agosto de 1910. Aos 18 anos de idade, entrou para a Ordem das Irmãs de Nossa Senhora de Loreto, na Irlanda. Recebeu formação religiosa em Dublin, na Irlanda e em Dardjiling, na Índia, e o nome Teresa foi adotado em 1931, em homenagem a monja francesa Teresa Martin, canonizada em 1927, com o título de Santa Teresa de Lisieux.

Em 1937, Madre Teresa tomou os votos religiosos e trabalhou por 20 anos no Colégio Santa Maria, em Calcutá, Índia. Em 10 de setembro de 1946, recebeu um outro chamado de Deus, o serviço em favor dos mais pobres. Dois anos depois, o Papa Pio XII lhe deu permissão para deixar suas funções como monja e começar a compartilhar sua vida nas ruas de Calcutá com os mais pobres e os doentes. No mesmo ano, adquiriu cidadania indiana.

Madre Teresa fundou a congregação chamada as Missionárias da Caridade. Seu trabalho inicial foi o de ensinar crianças de rua a ler. Em 1950, começou a ajudar as pessoas com lepra. Em 1965 o Papa Paulo VI colocou a congregação das Missionárias da Caridade sob controle do papado e autorizou Madre Teresa a expandir a Ordem Religiosa para outros países. Em todo o mundo foram abertos centros para atender leprosos, idosos, cegos e pessoas com AIDS e fundadas escolas e orfanatos para os pobres e crianças abandonadas.

Madre Teresa ganhou o Prêmio Nobel da Paz em 1979. Em 19 de outubro de 2003, foi beatificada pelo Papa João Paulo II.