Que Dia é Hoje?

28/7/1794
Morre Maximilien Robespierre, líder da Revolução Francesa

Maximilien Marie Isidore de Robespierre (1758-1794), político francês. Após formar-se em direito, passou a ser um forte defensor das teorias sociais do filósofo francês Jean-Jacques Rousseau.

Foi deputado dos Estados Gerais e integrou a Assembléia Constituinte, onde se destacou por sua brilhante oratória. Em abril de 1790, tornou-se presidente do clube dos jacobinos e adquiriu popularidade como inimigo da monarquia e defensor das reformas democráticas.

Com o fim da monarquia, em 1792, foi eleito da Convenção Nacional. Pediu a execução do rei Luís XVI. Em maio de 1793, com o apoio do povo de Paris, conseguiu a expulsão dos girondinos. Em julho, ingressou no Comitê de Salvação Pública. Passou a eliminar todos que eram considerados inimigos da Revolução, tanto extremistas como moderados, com o propósito de restabelecer a ordem e reduzir o perigo de uma invasão estrangeira.

Esta política criou o chamado "período do Terror". Em maio, a Convenção Nacional, pressionada por Robespierre, proclamou o culto ao Ser Supremo como religião oficial. Os católicos e ateus recusaram esse decreto, mas o dirigente francês ainda contava com o apoio dos sans culotes (classes baixas) de Paris e foi eleito presidente da Convenção Nacional. Devido à violência de seu governo, perdeu popularidade. Em 27 de julho de 1794, foi preso e executado na guilhotina no dia 28.