Que Dia é Hoje?

5/12/2013
Morre Nelson Mandela, ícone da luta contra o apartheid

O ex-presidente da África do Sul, Nelson Rolihlahla Mandela, morreu em 05 de dezembro de 2013, aos 95 anos. Nascido em 18 de julho de 1918, Mandela lutou contra as ações separatistas entre negros e brancos. Ele combateu efetivamente o apartheid e se tornou conhecido mundialmente pela sua coragem, ousadia e inteligência.

Inicialmente, as reivindicações de Mandela foram marcadas pelas ideias e diálogos. Entretanto,   a partir do “Massacre de Sharpeville”, episódio no qual policiais sul-africanos atiraram  covardemente em manifestantes negros, ele mudou de postura e passou a defender sua causa  também com armamentos.

Madiba, como era carinhosamente chamado, foi preso, em 1962. Dois anos depois, o líder foi julgado e condenado ao regime de prisão perpétua. Foram 27 anos de reclusão ininterruptos que não impediram a propagação de seus pensamentos não separatistas.

No início dos anos 90, as articulações da comunidade política internacional se intensificaram em defesa da libertação de Mandela. Fora da prisão, o homem que se tornou o ícone maior da luta contra o apartheid, ganhou, em 1993, o prestigiado Prêmio Nobel da Paz. Em 1994, a história de Mandela escreveu o capítulo mais emocionante quando ele eleito, com 62% dos votos, vem a ser o primeiro presidente negro da África do Sul.

Conteúdos relacionados
» "Mandela Day"