Que Dia é Hoje?

23/4/1616
Morre o dramaturgo William Shakespeare

William Shakespeare, dramaturgo e poeta inglês, nasceu em 1564 e foi educado na escola de Stratford, onde teve acesso à educação clássica, com gramática e literatura latinas.

Em 1582, casou-se com Anne Hathaway e tiveram 3 filhos: Susan e os gêmeos, Hamnet e Judith. Mudou-se para Londres em 1592. Dois anos depois, tornou-se ator e dramaturgo da Companhia de Teatro Lord Chamberlain. A cronologia das peças de Shakespeare é incerta, mas uma aproximação razoável pode ser feita a partir das datas de publicação, referências em escritos contemporâneos, alusões nas peças a acontecimentos contemporâneos e comparações estilísticas.

Acredita-se que suas primeiras peças tenham sido as três partes de Henrique VI. Em seguida, veio "A Comédia dos Erros", "Tito Andrônico", "A Megera Domada", "Dois Cavaleiros de Verona", "Os Trabalhos de Amores Perdidos" e "Romeu e Julieta". Depois, escreveu "Ricardo II", "Sonhos de uma Noite de Verão", "Rei João", "O Mercador de Veneza", "Henrique IV", partes I e II, "Júlio César", "Como Gostais".

O período das grandes tragédias começa em 1600, com "Hamlet", "Tróilo e Créssida", "Otelo", "Rei Lear", "Macbeth", "Antônio e Cleópatra", "Coriolano e Timão de Atenas". Otelo, Rei Lear e Macbeth apresentam clara oposição entre ordem e caos, bem e mal, espírito e matéria. Já Coriolano e Antônio e Cleópatra envolvem o estudo de política, história social, bem como psicologia do indivíduo.

São deste período também as comédias "Tudo está Bem Quando Acaba Bem" e "Medida por Medida". Sua última peça foi "A Tempestade", escrita entre 1610 e 1613.

Shakespeare morre no ano de 1616, em Stratford-upon-Avon, Reino Unido.

Conteúdos relacionados
» Estudo Interativo Shakespeare