Que Dia é Hoje?

20/3/1953
Morre o escritor Graciliano Ramos

Graciliano Ramos, escritor brasileiro, é um dos grandes nomes da segunda geração do Modernismo do país. Nasceu no sertão de Alagoas e morou nas cidades de Viçosa, Palmeira dos Índios (AL) e Buíque (PE). Durante a sua juventude enfrentou a seca e o comportamento rígido do pai.

Trabalhou em diversos jornais na função de redator e ingressou na carreira política sendo eleito prefeito da cidade de Palmeira dos Índios. Graciliano foi preso, em 1936, acusado de ter ligações com o movimento comunista.  Um ano depois de ser solto, o autor recebeu o prêmio de Literatura Infantil do Ministério da Educação por ter escrito “A Terra dos meninos pelados.”

Ele morreu vitimado pelo câncer, no dia 20 de março de 1953. A obra regionalista de Graciliano Ramos é um marco da literatura do Brasil. Em seus escritos ele retratou a miséria do sertão brasileiro e o drama dos retirantes da seca, entre suas obras mais famosas estão: Vidas Secas, São Bernardo e Memórias do Cárcere, esta escrita durante sua prisão por se opor ao Estado Novo.