Que Dia é Hoje?

18/6/2010
Morre o escritor Português José Saramago

José Saramago, um dos maiores nomes da literatura contemporânea, nasceu em 16 de novembro de 1922 e foi o criador de um dos universos literários mais pessoais e sólidos do século XX. O escritor ficou conhecido por ser um homem crítico, que denunciava injustiças e se pronunciava sobre conflitos políticos de sua época.

Vencedor do Nobel de Literatura no ano de 1998 e do prêmio Camões - a mais importante condecoração da língua portuguesa, ganhou notoriedade por seu estilo de escrita marcante, composta por parágrafos longos e pouca pontuação. 

Entre suas obras mais conhecidas estão "A viagem do elefante", "O ano da morte de Ricardo Reis", "Memorial do convento", "O evangelho segundo Jesus Cristo" e "A jangada de pedra". Entre os romances mais recentes está "Caim" publicado em 2009.

Um de seus livros, "Ensaio sobre a cegueira", que relata a história de uma epidemia branca que cega as pessoas, metáfora da cegueira social, foi transformado em filme e levado às telas por uma produção hollywoodiana, filmada pelo cineasta brasileiro Fernando Meirelles.

José Saramago faleceu às 12h30m, do dia 18 de junho de 2010, aos 87 anos de idade, em consequência de uma múltipla falha orgânica.