Que Dia é Hoje?

20/3/1727
Morre o físico Isaac Newton

Isaac Newton, cientista, filósofo e matemático inglês, foi o autor do livro Principia que descreveu os Princípios Matemáticos da Filosofia Natural, um marco na história da Ciência. Dedicou-se ao estudo da filosofia de Aristóteles e Descartes e, posteriormente, se aprofundou na Matemática, Ótica, Física e Astronomia.

Em 1669, aos 27 anos, o seu trabalho já era percebido, sendo nomeado para ocupar a cadeira Lucasiana de Matemática na Universidade Cambridge, no Reino Unido. Tempos depois, em 1687, no livro Principia, Newton esclareceu as bases da mecânica clássica que ficaram mundialmente conhecidas como leis de Newton. Foi eleito, em 1703, presidente da Sociedade Real e se reelegeu consecutivamente até a data de sua morte, no dia 20 de março 1727.

Newton desenvolveu pesquisas importantes, entre elas sobre a decomposição da luz pelos prismas, formação de uma hipótese sobre a natureza da luz, teorema do binômio e do cálculo integral e diferencial e telescópio de reflexão. Sua frase “nenhuma grande descoberta foi feita jamais sem um palpite ousado" é reconhecida mundialmente.