Que Dia é Hoje?

5/12/2012
Morre Oscar Niemeyer
Nascido na cidade do Rio de Janeiro, no dia 15 de dezembro de 1907, Oscar Niemeyer graduou-se em Engenharia e Arquitetura pela Escola Nacional de Belas Artes, em 1934. Logo em seguida, foi trabalhar no escritório de Lúcio Costa, onde se envolveu em diversos projetos, entre eles, o prédio do Ministério da Educação e da Saúde e o pavilhão brasileiro na Feira Mundial de Nova Iorque.

Através do urbanista, Niemeyer conheceu pessoas influentes como o Ministro da Educação, Gustavo Capanema, e o arquiteto franco-suíço Le Corbusier, que mostrou para o brasileiro a importância da estética nas obras arquitetônicas.

Em 1937, Niemeyer realizou seu primeiro projeto individual, o prédio da Obra do Berço, no Rio de Janeiro. Porém, foi em 1940 que ele ganhou notoriedade nacional. Apresentado por Capanema ao então prefeito de Belo Horizonte, Juscelino Kubitschek, que o encomendou um projeto para uma região da cidade conhecida como Pampulha, o arquiteto projetou um conjunto de prédios com características que se transformariam em sua marca registrada: a utilização de concreto armado e as linhas sinuosas. O Complexo da Pampulha, como ficou conhecida a obra, é considerado o marco do Modernismo no país.

Quando JK chegou à presidência do Brasil, em 1956, com planos de levar a capital federal para o interior, Niemeyer assumiu o projeto arquitetônico urbanístico da nova cidade. Em quatro anos, Brasília foi concluída e inaugurada no dia 21 de abril de 1960.

Niemeyer também é responsável por outras famosas construções brasileiras como o Conjunto do Ibirapuera, o edifício COPAN e o Memorial da América Latina, em São Paulo; o Memorial JK, em Brasília; os CIEPs, no Rio de Janeiro; o Museu de Arte Contemporânea, em Niterói e os Sambódromos paulista e carioca.

O arquiteto morreu no dia 05 de dezembro de 2012, vítima de infecção respiratória.