Que Dia é Hoje?

6/4/1199
Morre Ricardo Coração de Leão, rei da Inglaterra

Ricardo I, mais conhecido como Ricardo Coração de Leão ou "Coeur de Lion" reinou na Inglaterra entre 1189 até sua morte em 1199. Nasceu em Oxford e aos 15 anos recebeu o título de duque. Filho de Henrique II e de Eleanor de Aquitaine, Ricardo era o segundo filho do casal, no entanto, assumiu o trono após a morte de seu irmão mais velho.

Antes de se tornar rei, ele já era reconhecido como o leão das batalhas, uma vez que se destacou como grande comandante militar. Com apenas 16 anos, Ricardo já comandava seu próprio exército. Ao longo dos seus 10 anos de reinado ficou apenas 6 meses na Inglaterra, já que passou grande parte do tempo nos campos de batalhas.

Ricardo foi convocado para combater na Terceira Cruzada junto com o rei da França, Filipe Augusto, e o imperador do Sacro Império Romano-Germânico, Frederico Barba Ruiva. O objetivo era recuperar a cidade Jerusalém que tinha sido tomada pelo líder muçulmano Saladino. Em 1199, Ricardo Coração de Leão morreu durante uma batalha na região de Châlus, na França.
 

Conteúdos relacionados
» Cruzadas