Que Dia é Hoje?

23/9/1939
Morre Sigmund Freud

Sigmund Schlomo Freud (06/05/1856-23/09/1939), médico austríaco considerado o pai da psicanálise. Freud começou a se interessar pela hipnose e como podia utilizá-la para ajudar doentes mentais. Mais tarde, abandonou a hipnose em favor da associação livre e análise dos sonhos e desenvolveu o que atualmente se conhece como a cura da alma. Este foi o ponto de partida da psicanálise.

Freud se interessou especialmente pelo que até então era chamado de histeria (que atualmente se pode chamar de transtorno de conversão) e neurose. As teorias de Freud e o tratamento que dava a seus pacientes causaram grande agitação na Viena do século XIX, porém o debate sobre suas idéias continua até hoje. Suas teorias são discutidas com freqüência.

Seus seguidores consideraram-no “um grande cientista da medicina, que descobriu importantes verdades sobre a psicologia humana”, enquanto outros (principalmente do campo da psiquiatria) vêem Freud como “um filósofo visionário que reformulou a natureza humana e nos ajudou a derrubar tabus, mas suas teorias, divulgadas como ciência, falham em um exame minucioso”.