Que Dia é Hoje?

9/7/1980
Morre Vinícius de Moraes
Vinícius de Moraes (1913 - 1980), diplomata, poeta e compositor brasileiro. Um dos principais nomes da Bossa Nova. Formado em Direito e Literatura Inglesa, atuou como diplomata em Los Angeles, Paris e Roma. Publicou seu primeiro livro, Caminho para a Distância, aos 19 anos. Com seu segundo livro, Forma e Exegese, ganhou o Prêmio Felipe d'Oliveira de 1935.

Entre poemas, sonetos e músicas, sua obra é constantemente marcada pela oposição entre matéria e espírito, pelo sensualismo, erotismo e por crônicas cotidianas. A religião encontra espaço em suas parcerias com Baden Pawell, com quem escreve uma série de músicas denominadas afro-sambas.

Em 1954 é lançado o espetáculo Orfeu da Conceição, de Vinícius e Tom Jobim. A peça dá origem ao filme Orfeu Negro, vencedor da Palma de Ouro e do Oscar de melhor filme estrangeiro. Com Tom, compõe inúmeras músicas, entre elas, Garota de Ipanema, a mais gravada no mundo.

Em 1968 deixa a carreira diplomática após ser punido pelo AI-5 com aposentadoria compulsória. A parti daí passa a dedicar-se exclusivamente à música.