Que Dia é Hoje?

21/10/1889
Morte do Barão de Mauá
Irineu Evangelista de Souza, mais conhecido como Visconde ou Barão de Mauá, nasceu em 28 de dezembro de 1813, no Rio Grande do Sul. Foi um grande industrial, banqueiro e político brasileiro.

Ainda criança veio para o Rio de Janeiro, onde trabalhou em uma importadora e aprendeu a arte de comerciar, contabilidade e inglês. Barão de Mauá foi um dos empresários pioneiros a contribuir para o desenvolvimento industrial do Brasil. Sua viagem à Inglaterra, em 1840, foi uma das maiores influências nesse processo.
 
Entre suas principais realizações estão a construção dos estaleiros da Companhia Ponta da Areia e a fundação da indústria naval brasileira, em 1846, no Rio de Janeiro e de uma companhia de gás para a iluminação pública, a implantação da primeira estrada de ferro, da Raiz da Serra à cidade de Petrópolis, a criação do trecho inicial da União e Indústria, primeira rodovia pavimentada do país, entre Petrópolis e Juiz de Fora, entre muitas outras iniciativas. Tornou-se também banqueiro, criando o Banco Mauá em fins dos anos 50.

O Barão de Mauá morreu aos 75 anos de idade, em 1889, no Rio de Janeiro.