Que Dia é Hoje?

22/1/1775
Nasce André Marie Ampère

André-Marie Ampère nasceu em Poleymieux-au-Mont-d'Or, perto da cidade francesa Lyon, em 22 de janeiro de 1755. André-Marie Ampère foi um renomado matemático e físico francês e é considerado um dos descobridores do eletromagnetismo.

Desde criança demonstrou ser um gênio. Ainda bem pequeno, aprendeu a ler e aos 12 anos ia consultar os livros de matemática da biblioteca de Lyon. Como a maioria dos textos estavam em latim, aprendeu essa língua em poucas semanas. Aos 18 anos, a morte de seu pai, pelas mãos dos revolucionários franceses, lhe causou tanta tristeza que durante muito tempo ele não seguiu pesquisando.

A partir de 1809 começou sua exitosa carreira: foi nomeado professor da Escola Politécnica de Paris, em 1814 foi eleito membro da Academia de Ciências de França, e em 1819, professor de Filosofía na Faculdade de Letras de Paris. Publicou, em 1827, sua teoria matemática dos fenômenos eletrodinâmicos, onde expôs sua famosa Lei de Ampère. O ampere é uma unidade de medida da intensidade de corrente elétrica que foi denominada em sua honra.