Que Dia é Hoje?

26/1/1917
Nasce Antônio Callado

Antônio Carlos Callado nasceu em 1917, em Niterói, região metropolina do estado do Rio de Janeiro, sendo filho de uma família de classe média alta.  Formado em direito, sem nunca ter exercido a profissão, seguiu o caminho de jornalista, romancista, biógrafo e dramaturgo. Callado transitava entre o jornalismo e a literatura.
 
Nos anos 60, durante a ditadura militar, vários artistas e intelectuais se rebelaram contra o regime. Nessa época, Callado escreveu "Quarup", romance sóciopolítico que retrata a perplexidade vivida durante aquela época. Além desta, outras obras também se tornaram famosas, entre elas "A Madona de cedro" e "Reflexos do baile".
 
Callado também trabalhou em muitos veículos de imprensa no Brasil e exterior, como exemplo Correio da Manhã e BBC. Foi eleito para a Academia Brasileira de Letras em 17 de março de 1994, sucedendo Austregésilo de Athayde. Morreu no Rio de Janeiro, aos oitentas anos. A paixão do autor pela escrita era tão grande que afirmou que todo " escritor está sempre trabalhando em um livro, mesmo quando não está escrevendo."