Que Dia é Hoje?

29/7/1883
Nasce Benito Mussolini

Benito Amilcare Andrea Mussolini (29/07/1883 - 27/04/1945) foi chefe do Estado ditatorial da Itália entre 1922 e 1943. Foi criador do fascismo, regime antidemocrático italiano.

Mussolini, também chamado de Il Dulce (condutor, em italiano), foi ditador italiano a partir de 1925, quando a Itália vivia grave crise econômica. Foi o principal líder e criador do movimento fascista. Em 1936 começou uma política de expansão na África, conseguindo o apoio de Hitler, que se identificava com as idéias do italiano.

Em 1939, a Itália e a Alemanha formaram o grupo do Eixo. No ano seguinte, a Itália entrou para a guerra, apesar de não estar preparada para o conflito. Após sucessivos fracassos militares foi deposto e preso em 1943. Contudo, foi libertado por paraquedistas alemães e levado para junto de Hitler, onde proclamou a fundação do Partido Fascista Republicano. Sob total dependência do Führer, voltou à Itália e fundou a República Social Italiana.

No entanto, Mussolini não teve forças para sustentar a nova república e a própria Alemanha já não tinha como apoiá-lo. O Dulce tentou fugir para a Alemanha com sua amante, Clara Petacci, disfarçado de soldado alemão. O caminhão em que viajava, porém, foi detido por homens da resistência italiana e o ditador reconhecido. Mussolini e a amante foram executados e seus corpos, pendurados de cabeça para baixo, ficaram expostos à execração pública.
 

Conteúdos relacionados
» Sistemas e Formas de Governo
» Fascismo