Que Dia é Hoje?

18/5/1872
Nasce Bertrand Russell, matemático e filósofo

Bertrand Arthur William Russell, prêmio Nobel de Literatura, nasceu em 18 de maio de 1872, no Reino Unido. Bertrand Russell escreveu sobre uma infinidade de temas, entre eles os fundamentos da matemática, teoria da relatividade, matrimônio, os direitos das mulheres e o pacifismo.

Sua grande contribuição científica foi o Princípio da Matemática, livro em três volumes, escrito em parceria com Alfred North Whitehead, onde, a partir de certas noções básicas de lógica e da teoria de conjuntos deduziram a totalidade das matemáticas. Este livro se tornou  profundamente influente, contribuindo para o desenvolvimento da lógica, da teoria de conjuntos, da inteligência artificial e da computação, bem como para a formação de pensadores como David Hilbert, Ludwig Wittgenstein, Alan Turing, Willard Van Orman Quine e Kurt Gödel.

Na filosofia contribuiu praticamente com todas as análises, alertando os filósofos sobre as armadilhas da linguagem, originando assim, o método e as motivações da Filosofia Analítica. Seu legado de conteúdo inclui artigos sobre filosofia, matemática, metafísica, epistemologia, ética e uma série de enfoques interessantes sobre a questão corpo e mente.