Que Dia é Hoje?

16/3/1789
Nasce George Simon Ohm, físico alemão a quem se atribui Lei de Ohm.

Em 16 de março de 1787 nasceu Georg Simon Ohm, matemático e físico alemão que se destacou ao desenvolver pesquisas no campo da Física. Ele se dedicou ao estudo da Física desde cedo, se formou na Universidade de Erlangem e se tornou professor mais tarde. Georg Ohm teve grande êxito nas investigações científicas em torno dos fenômenos eletrocinéticos, esclarecendo as diferenças entre eletricidade térmica e galvânica e, também, entre intensidade e quantidade de eletricidade.

A partir das experiências que realizou sobre a intensidade elétrica que percorre um condutor metálico quando são aplicadas aos extremos diferenças de potencial diferentes, Ohm concluiu que há uma razão constante entre a diferença de potencial aplicada aos extremos do condutor e a intensidade da corrente elétrica que o percorre. Essa lei ficou conhecida como Lei de Ohm, em sua homenagem.

Inicialmente, todo o esforço do pesquisador recebeu inúmeras críticas negativas e apenas em 1841 o trabalho do pesquisador sobre a resistência de condutores foi reconhecido efetivamente, e ele recebeu a medalha da Real Sociedade Britânica.