Que Dia é Hoje?

29/9/1547
Nasce Miguel de Cervantes Saavedra

Miguel de Cervantes nasceu no dia 29 de setembro de 1547, na cidade Alcalá de Henares, perto de Madri, na Espanha. Embora não haja informações precisas sobre sua data de nascimento, esta é a data considerada oficial. Romancista, dramaturgo e poeta, o espanhol revolucionou o mundo literário ao utilizar em suas obras recursos como o humor e a ironia.

Após estudar em Madri, Cervantes foi para Roma, a serviço de Guilio Acquavita. Logo depois se tornou soldado, participando da batalha de Lepanto em 1571. Nesta época, ele se tornou aleijado da mão esquerda, ao ser ferido no local. Em 1575, partiu com seu irmão para a Espanha. A caminho, a embarcação foi capturada pelos turcos e os dois tornaram-se escravos durante cinco anos. Somente em 1580, sua família conseguiu pagar pela alforria de Miguel. 

Após ser liberado, casou-se com Catalina de Salazar y Palácios. Levou uma vida nômade e simples, trabalhando como coletor de impostos e escrevendo suas obras. Dom Quixote, escrito em duas partes (1605-1615), é sua obra mais reconhecida. Mas o autor também compôs novelas como La Galatea, Novelas ejemplares, La tía fingida, Los trabajos de Persiles e Segismunda, comédias como La casa de los celos, a poesia Viaje del Parnaso, entre outras.

Conteúdos relacionados
» Miguel de Cervantes