Que Dia é Hoje?

6/9/1766
Nasce o cientista John Dalton

John Dalton, cientista inglês. Em 1793, inicia seus estudos sobre meteorologia, fazendo, ao longo de sua vida, mais de 200 mil anotações sobre o assunto. No mesmo ano, publica "Observações e Ensaios de Meteorologia".

Em seus estudos desenvolve vários instrumentos de medição e propõe, pela primeira vez, que a origem da chuva está na diminuição da temperatura. Estuda também as auroras boreais e determina que elas estão relacionadas com o magnetismo da Terra.

Em 1794, estuda a doença de que padece, conhecida como discromopsia e, posteriormente, como daltonismo. A partir de 1800, passa a ocupar o cargo de secretário da Sociedade Filosófica e Literária de Manchester. Em 1801, enunciou as leis das pressões parciais e as leis das proporções múltiplas.

Em 1805, expôs a teoria atômica baseada na ciência física moderna. Demonstrou que a matéria se compõe de partículas indivisíveis chamadas átomos. Também idealizou uma escala de símbolos químicos. John Dalton morreu em Manchester, em 1844, aos 78 anos de idade.