Que Dia é Hoje?

10/10/1813
Nasce o compositor italiano Giuseppe Verdi

Giuseppe Fortunino Francesco Verdi foi o maior compositor de óperas nacionalistas na Itália. Por sua obra, foi comparado a Richard Wagner na Alemanha. Nascido na localidade de Rancole, Ducado de Parma, Verdi desde cedo se interessou pela música. Aos 12 anos iniciou seus estudos financiados pelo comerciante Antonio Barezzi, que o enviou ao município de Busseto para que pudesse se aperfeiçoar. Aos 18 anos, como não foi aceito como aluno do Conservatório de Milão (que limitava as matrículas à idade de 14 anos) prosseguiu por mais três anos com professor particular. Uma vez formado, retornou a Busseto onde foi mestre de capela e maestro da banda.

Apenas em 1839 sua primeira ópera, Oberto, Conte di San Bonifacio, estreia no Teatro alla Scalla. Dois anos depois, após a morte de sua esposa e dois filhos, Giuseppe promete nunca mais compor. No entanto, o diretor do Teatro Scalla pediu que Verdi estudasse a peça Nabuco e pouco tempo depois surgia a ópera Nabucco, contendo a ária Va pensiero su ali dorate (Vai, pensamento, em asas douradas).

Nabucco foi considerada um símbolo nacional pelos italianos. Após o sucesso de Nabucco, Verdi compôs outras obras de sucesso como: Ernani, Rigoletto, Don Carlo, Un ballo in maschera e Il trovatore. Houve uma das óperas (La Traviata) que fracassou, porém, hoje é uma das óperas mais encenadas no mundo todo. Giuseppe Verdi morreu no dia 19 de janeiro de 1901 em decorrência de uma trombose.