Que Dia é Hoje?

25/2/1841
Nasce o pintor impressionista Auguste Renoir

Pierre Auguste Renoir foi um importante artista plástico francês. Nascido em 25 de fevereiro de 1841 na cidade de Limoges, fez história participando do Impressionismo, movimento artístico que surgiu na pintura europeia do século XIX.

Renoir se destacou por suas lindas pinturas e pelo estilo marcado por cores fortes e brilhantes, texturas e linhas harmônicas. Umas das características mais importantes nas obras do pintor é o sentimento lírico. Em todas as suas pinturas prevalecem as paisagens, os grupos de pessoas e as formas humanas.

Sua primeira exposição artística aconteceu em Paris, no ano de 1864, e ele não obteve muito sucesso. O reconhecimento aconteceu mais tarde, na primeira exposição de artistas na nova escola impressionista, quando sua pintura Le Moulin de la Galette foi classificada como uma grande obra de arte.

Pierre Auguste Renoir faleceu no dia 3 de dezembro de 1919, em Cagnes-sur-Mer (cidade no sudoeste da França). Algumas de suas obras mais importantes foram: Mulher com sombrinha (1867), O Camarote (1874), Le Moulin de la Galette (1876) e Madame Georges Charpentier e suas filhas (1878).