Que Dia é Hoje?

21/5/427
Nasce Platão

Platão, filósofo grego, nasceu em Atenas, por volta de 427/28 a.C. Ele foi aluno de Sócrates, conhecendo seu mestre aos 20 anos e, posteriormente, tornou-se mestre de Aristóteles. Seu temperamento era artístico e dialético, o que dificultou o entendimento da ordem de alguns dos seus pensamentos. Fundou a Academia, local que se tornou referência de estudos na época.

As obras do filósofo possuem características peculiares para o período. Seus escritos  entrelaçam elementos mito-poéticos com a racionalidade, sem privilegiar uma metodologia formal e o rigor científico. O pensamento de Platão atravessou os séculos e ainda norteia diferentes estudos da atualidade, entre eles as teorias psicológicas, filosóficas, sociológicas e políticas.

Entre suas obras mais importantes estão os diálogos "A República", no qual ele elabora a filosofia política de um estado ideal; "Fedro", onde se desenvolve uma completa e influente teoria psicológica; "Timeu", um ensaio sobre cosmologia racional e "Teeteto", o primeiro estudo conhecido sobre filosofia da Ciência.

 

Conteúdos relacionados
» Platão