Que Dia é Hoje?

26/8/1908
Nasce Salvador Allende, ex-presidente do Chile.

Salvador Allende nasceu em Valparaíso, embora tenha passado seus primeiros anos em Tacna. Estudou medicina na Universidade do Chile. Em 1927, foi eleito presidente do Centro Acadêmico da universidade e nesse período ingressou na maçonaria. Alguns anos mais tarde, participou da fundação do Partido Socialista Chileno.

Em 1937, foi eleito deputado e, dois anos depois, nomeado ministro da Saúde, função que exerceu até 1942. Três anos depois foi eleito senador, cargo no qual permaneceu por 25 anos.

Allende perdeu as eleições presidenciais três vezes: em 1952, 1958 e 1964, mas conseguiu eleger-se presidente do Chile em 1970, como candidato da coligação de esquerda Unidade Popular. Então, marcou história ao ser o primeiro marxista a chegar ao poder pelas urnas.

Durante seu governo nacionalizou diversos serviços do país, como telefonia e minas de cobre. Aumentou a intervenção nos bancos e fez a reforma agrária. Desde que assumiu o poder, ele tinha o objetivo de construir o "caminho chileno para o socialismo". Tal posicionamento desagradou os políticos de direita e o governo norte-americano.

Em setembro de 1972, Allende denunciou na ONU as tentativas norte-americanas de desestabilização do Chile. A ONU não reagiu à denúncia. A partir de então a situação econômica piorou gradativamente. Os investimentos privados do Chile caíram e o desemprego atingiu níveis muito altos. Passaram a ocorrer manifestações com a paralisação dos transportes e do comércio e com diversos atentados.

Entretanto, apesar das dificuldades econômicas, a Unidade Popular obteve 43% dos votos nas eleições de 1973. Nesse mesmo ano, porém, ocorreu uma frustrada tentativa de golpe de Estado. Mais tarde, em um novo golpe em 11 de setembro, o governo de Allende foi derrubado pelo exército, liderado pelo general Augusto Pinochet.

Para não entregar o poder, ele teria se suicidado na sala da presidência, com um tiro na cabeça, usando fuzil que fora presente do amigo cubano Fidel Castro. Há quem teorize que ele teria sido morto por militares.

Salvador Allende faleceu naquele dia, aos 65 anos. A seguir, o Chile enfrentaria 17 anos de uma severa ditadura sob a liderança do general Pinochet.