Que Dia é Hoje?

6/3/1937
Nasce Valentina Tereskova, primeira mulher astronauta.

A primeira astronauta do mundo nasceu em 6 de março de 1937, na cidade de Maslennikovo, Rússia. Valentina Tereskova, que não era militar, trabalhava numa fábrica têxtil e participava de um clube amador de paraquedismo, recebeu instruções específicas para a missão.

A idea de enviar uma mulher ao espaço surgiu após o bem sucedido voo Gagarin em 1961. Além de Valentina, mais quatro jovens foram selecionadas para o treinamento que incluía horas de centrífuga, testes de isolamento, voos no jato MIG 15, mais de 120 saltos de paraquedas e exaustivas aulas de engenharia espacial. Mesmo após todos esses treinamentos as cinco mulheres não foram integradas ao corpo de cosmonautas.

A ida de uma mulher ao espaço não significava a entrada de mulheres no programa espacial russo. Na verdade, era mais uma propaganda, uma forma de desviar a atenção do programa espacial americano. Assim, o líder soviético Nikita Khrushchov, escolheu Valentina em pessoa para a missão e, em 16 junho de 1963, ela voou na apertada cápsula Vostok 6, tornando-se ao mesmo tempo a primeira mulher e a primeira pessoa civil no espaço. Foram 48 voltas em quase três dias em órbita da Terra.

Não lhe foi permitido ter o controle manual da nave e por pouco não houve um acidente. Um erro no programa de voo levou a cápsula a se afastar da Terra a cada órbita, em vez de se aproximar. A falha só foi corrigida no segundo dia, e Valentina pode regressar em segurança.