Que Dia é Hoje?

5/8/1872
Nascimento de Oswaldo Cruz

Oswaldo Gonçalves Cruz nasceu em São Paulo, no município de São Luiz do Paraitinga, no dia 05 de agosto de 1872. Filho de um médico, o jovem Oswaldo Cruz entrou na faculdade de medicina com apenas 15 anos e no decorrer do curso se interessou pelo estudo dos microrganismos. Formou-se em 1892 na faculdade de medicina do Rio de Janeiro. 

Em 1896, o estagiário de medicina foi para Paris onde trabalhou como urologista e pesquisador. Depois de um período bem-sucedido na clínica Pasteur, na França, retornou ao Brasil e assumiu a investigação dos casos suspeitos de peste bubônica.

No ano de 1902, o empenho de Oswaldo já era reconhecido pela comunidade médica e ele assumiu a direção do Instituto Soroterápico, do Rio de Janeiro, onde trabalhou por 14 anos. Posteriormente, em períodos de surto de varíola e febre amarela, se tornou diretor-geral de Saúde Pública.

A reforma urbana e a obrigatoriedade da vacina foram algumas medidas tomadas por ele para combater as doenças, no entanto, essas campanhas sanitaristas não agradaram a população, que iniciou inúmeras manifestações, entre elas a famosa Revolta da Vacina.

A contribuição de Oswaldo Cruz para medicina é reconhecida até hoje, uma vez que erradicou a febre amarela, em 1907, e reorganizou o Código Sanitário e os órgãos destinados ao serviço de saúde e higiene do Brasil.

Conteúdos relacionados
» http://