Que Dia é Hoje?

5/6/1981
O Centro de Controle e Prevenção de Doenças publica o primeiro relatório sobre a AIDS

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) é a agência de saúde pública dos Estados Unidos. O CDC é uma agência federal responsável por administrar programas nacionais de prevenção e controle de doenças contagiosas. Ele também realiza pesquisas epidemiológicas e fornece consulta numa base internacional para o controle de doenças evitáveis.

A descoberta da AIDS, Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, foi divulgada em meados de 1981, acredita-se que tenha se originado na África Subsaariana. O vírus humano da imunodeficiência (HIV), causador da AIDS, foi identificado em 1983 pelo Dr. Robert Gallo, pesquisador do Instituto Nacional do Câncer, e Luc Montagnier do Instituto Pasteur, na França. e, em 1985, os testes para detectá-lo estavam disponíveis.

A AIDS ataca e destrói o sistema imunológico, deixando o indivíduo indefeso contra doenças que levam à morte. Essas doenças são conhecidas como infecções "oportunistas": no paciente com AIDS são comuns pneumonia, infecção nos pulmões e um tipo de câncer, conhecido como Sarcoma de Kaposi.

Os sintomas da AIDS incluem tosse persistente febre e dificuldade na respiração. Múltiplas manchas e caroços na pele podem indicar sarcoma do Kaposi. As formas de contágio são através das relações sexuais, compartilhamento de agulhas e transfusão de sangue. Também pode ser transmitido pela mãe infeccionada ao bebê antes, durante ou pouco depois nascimento.

 O uso de coquetéis diminuiu drasticamente o número de mortes devido à doença. No entanto, 95% das pessoas infectadas vivem em países em desenvolvimento, onde o acesso a esses medicamentos é limitado.