Que Dia é Hoje?

4/11/2008
Obama tornou-se o primeiro negro a vencer uma eleição presidencial nos EUA

Esta data entra para a história como o dia em que os Estados Unidos da América elegeram seu 44º presidente e também o primeiro negro a governar a maior potência econômica do mundo.

Barack Obama chegou ao cargo após uma campanha estrondosa que transformou o senador do estado de Illinois, de quem a maioria dos americanos não sabia soletrar o nome, no chefe da nação. O processo eleitoral americano é longo e possui muitos detalhes : para que os dois maiores partidos (Democrata e Republicano) apresentem seus candidatos é preciso a realização de uma prévia. Obama, candidato pelo partido democrata, concorreu nas prévias com Hillary Clinton, ex-primeira dama e senadora pelo estado de Nova York, e venceu, tornando-se, assim, o primeiro negro a se tornar candidato à Presidente dos EUA por um grande partido.

Uma vez candidato oficial, Obama teve que enfrentar o candidato republicano, John McCain. Um forte oponente, entre outras coisas, por ter mais experiência e ser herói da Guerra do Golfo, onde foi torturado. Embora se tratasse de um candidato negro, filho de um negro queniano (Barack Hussein Obama) com uma branca americana (Ann Dunham), nascido no Havaí numa época em que o casamento inter-racial era considerado crime em alguns estados dos EUA, a campanha de Obama não fez referências diretas à cor do candidato. Ainda assim, o slogam "Yes, we can" (sim nós podemos) um dos gritos do movimento black power, foi repetido milhares de vezes pelos eleitores e pelo próprio candidato durante toda a campanha.

É verdade que o candidato teve muita penetração no eleitorado negro (cerca de 90% dos negros americanos votaram em Obama), mas também entre outras minorias como os latinos. Os jovens também ajudaram a eleger Obama, num recorde de mobilização que causou filas nas zonas eleitorais de um país onde o voto não é obrigatório. Essa preferência por Obama vem não só de sua origem, mas também de sua habilidade política adquirida desde a infância passada parte em Honolulu e parte na Indonésia.

Os discursos bem feitos e a capacidade de não se apresentar como um candidato negro, mas sim como o melhor candidato para todos, fizeram do advogado formado em Harvard, defensor público e senador Barack Hussein Obama Jr. o primeiro negro a chegar à Casa Branca.