Que Dia é Hoje?

19/10/1960
Os EUA estabelecem um embargo parcial às mercadorias exportadas de Cuba

Cuba declarou sua independência em relação à Espanha em 1899, com o apoio dos Estados Unidos. Em 1901, a emenda de Platt permitiu que os EUA interviessem nos negócios cubanos. A emenda foi anulada em 1934.

Um ano antes, um grupo do exército, incluindo o sargento Fulgêncio Batista, derrubou o presidente Gerardo Machado. Batista tornou-se presidente em 1944, dando início a um governo corrupto. Em 1956, Fidel Castro, seu irmão, Raul Castro, e Che Guevara iniciaram a Revolução Socialista. Muitos proprietários de terras, anti-Batista, apoiaram os rebeldes. Os EUA encerraram a ajuda militar a Cuba em 1958 e, em 31 de dezembro de 1959, Batista fugiu e Fidel Castro assumiu o governo.

Fidel rejeitou um pacto militar com os EUA, confiscou os ativos americanos e estabeleceu os soviets, fazendas coletivas. Os EUA romperam relações com Cuba em janeiro de 1961 e Fidel formalizou sua aliança com a União Soviética. No mesmo ano, os EUA oferecem apoio a um grupo de exilados cubanos que planejam invadir a ilha.

Planejada durante a administração de Eisenhower, a invasão foi executada durante o governo Kennedy. A invasão à Baía dos Porcos, no dia 17 de abril de 1961, foi um fiasco. Os invasores não receberam apoio popular e foram facilmente contidos pelo exército cubano.

Uma tentativa Soviética de instalar mísseis de médio-alcance em Cuba provocou uma crise em 1962. Em 22 de outubro, Kennedy disse que os EUA atacariam Cuba caso os mísseis não fossem retirados. Seis dias depois, o líder soviético Nikita Khrushchev ordenou a retirada do armamento.

Cuba fomentou revoluções comunistas ao redor do mundo, especialmente em Angola, onde milhares de soldados cubanos foram enviados nos anos 1980. O comércio exterior do país entrou em crise após o fim da URSS, sua principal aliada. Em 1993, Fidel permitiu iniciativas privadas limitadas e investimento estrangeiro em sua indústria de turismo. Em março 1996, os EUA aumentaram seu embargo com o Ato de Helms-Burton.