Que Dia é Hoje?

6/10/1981
Presidente egípcio, Anwar Sadat, é assassinado

Anwar al Sadat, líder político e presidente egípcio. Agente alemão durante a Segunda Guerra Mundial, Sadat foi preso pela Grã-Bretanha, mas conseguiu escapar, dois anos depois. Foi preso novamente, em 1946, por participação em atos terroristas contra oficiais egípcios.

Sadat participou do golpe que depôs o rei Farouk. Entre 1952 e 1968, ele ocupou vários cargos do governo, incluindo o de diretor de relações públicas do exército, secretário geral da União Nacional, único partido político do Egito, e presidente da Assembleia Nacional. Em 1969, Sadat foi escolhido para ser vice-presidente, assumindo a presidência após a morte de Nasser, em 1970. Menos carismático que o antigo presidente, Sadat não conseguiu se estabelecer como homem forte do Egito nem como um líder do mundo árabe.
 
Tornou-se um herói árabe quando as tropas egípcias conseguiram retomar de Israel uma pequena parte da Península do Sinai. Dividiu com Menachim Begin o Prêmio Nobel da Paz de 1978 pelo acordo de Camp Davis. Sadat foi assassinado por um extremista muçulmano, que era contra a iniciativa de paz entre Egito e Israel.

Conteúdos relacionados
» Segunda Guerra Mundial