Que Dia é Hoje?

8/9/1967
Proclamação da República de Uganda

Uganda é um país africano que se tornou protetorado inglês em 1894 no processo conhecido como neocolonialismo. Desde então, o país esteve totalmente sob o comando da metrópole até que em 1º de março de 1962 foram realizadas eleições e Benedicto Kiwanuka tornou-se "Ministro-Chefe" de Uganda. Ainda assim, o país continuava a fazer parte da commonwealth (Comunidade das Nações, é um grupo de territórios autônomos mas ainda dependentes economicamente da Inglaterra. Era formada, basicamente, por ex-colônias britânicas).

Somente em 9 de outubro de 1962 o país se tornou independente. Nos anos seguintes houve uma luta política entre os que apoiavam um estado centralizado, em vez da federação vigente baseada nos reinos. Como resultado, em Fevereiro de 1966, o então Primeiro Ministro Milton Obote suspendeu a constituição, assumiu todos os poderes e depôs o Presidente e o Vice-Presidente.

Em Setembro de 1967, uma nova constituição proclamou Uganda como uma república, deu ao presidente maiores poderes e aboliu os reinos tradicionais.