Que Dia é Hoje?

9/11/1989
Queda do Muro de Berlim

O muro de Berlim é até hoje um dos maiores símbolos da divisão do mundo entre paises capitalistas e socialistas. Da mesma forma, sua queda é apontada por alguns como o marco final e definitivo do fim da Guerra Fria.

A construção do muro se iniciou na madrugada do dia 13 de agosto de 1961, por iniciativa da República Democrática Alemã, de orientação pró-soviéticos. (RDA).

A fronteira artificial era protegida por 66,5 km de grades metálicas, 302 torres de observação, 127 redes metálicas eletrificadas com alarme e 255 pistas de corrida para ferozes cães de guarda.

Ao longo de quase 30 anos, cerca de 85 pessoas morreram e diversas forma presas ou ficaram feridas ao tentar atravessar para República Federal da Alemanha lado capitalista do país.

A derrubada do muro teve origem com um mal-entendido. Devido ao grande número de manifestações pedindo o direito de viajar de um lado a outro, houve, em 9 de novembro de 1989, uma conferência de imprensa na qual foi anunciada a decisão de extinguir qualquer tipo de restrição às viagens.

Logo após a divulgação da decisão foram transmitidas no rádio e na tv notícias sobre a abertura do muro. Em pouco tempo uma multidão já havia se dirigido para a fronteira sem que os guardas fossem informados de nada. Devido à pressão popular e a falta de instruções oficiais não houve resistência e o muro foi, enfim, derrubado.