Que Dia é Hoje?

3/10/1990
Reunificação Alemã

Logo após a Segunda Guerra Mundial, que ocorreu entre os anos de 1939 e 1945, a Alemanha foi fragmentada em Alemanha Ocidental (capitalista) e Alemanha Oriental (socialista). Esta separação estava fundamentada nos sistemas políticos e econômicos. 

Nos anos 60, o desempenho econômico da Alemanha capitalista era bastante significativo o que fomentou uma grande evasão dos alemães orientais. Devido a este cenário, as autoridades socialistas exigiram a construção de um muro que separou efetivamente as duas Alemanhas.

Este monumento, erguido em 1961, recebeu o nome de Muro de Berlim e se tornou um ícone da Guerra Fria. Com proporções gigantescas, o muro tinha 37 quilômetros adiante e atravessava a cidade de Berlim.

Este foi um período de muitas repressões e manifestações políticas na Alemanha Oriental. O grupo socialista, que exigia uma qualidade de vida melhor, adotou o lema Wir sind das Volk, que significa “nós somos o povo”.

Depois de 45 anos com muitos conflitos e diálogos, a Alemanha Ocidental e Oriental se reunificaram e adotaram um único sistema econômico.