Que Dia é Hoje?

14/12/1911
Roald Amundsen conquista o Polo Sul

Em 14 de dezembro de 1911 o homem pisava pela primeira vez no Pólo Sul, o ponto mais extremo do Sul do planeta. O norueguês Roald Amundsen e sua equipe de mais quatro conterrâneos marcaram história ao fincar a bandeira de seu país no continente, às vésperas da Primeira Guerra Mundial.

Curiosamente, o explorador polar queria conquistar o outro extremo do globo, o Pólo Norte, mas as circunstâncias o levaram a outro rumo. O desbravador estava a plenos preparativos para se dirigir ao Ártico, quando os americanos Robert Peary e Frederick Cook anunciaram, cada um por sua vez, terem conquistado o Norte. Apesar da imprecisão das informações, Roald decidiu buscar outro horizonte.

A conquista do Pólo Sul foi uma verdadeira corrida entre duas expedições. Roald partiu da plataforma de Ross, localizada na Antártica, até seu objetivo em outubro de 1911. Cerca de duas semanas depois, uma expedição inglesa, liderada por Robert Falcon Scott também partiu do mesmo ponto para conquistar o extremo sul.

Um detalhe fez toda diferença. Roald havia adquirido uma experiência valiosa em sua histórica travessia do Passo do Noroeste, entre 1903 e 1906. As lições que ele aprendeu com os esquimós, como a importância dos cães puxadores de trenós e da leveza destes meios e a superioridade da pele caribu foram condições que o ajudaram a alcançar o seu objetivo primeiro. Enquanto isso, na outra equipe, os ingleses levavam equipamentos pesados, carros motorizados inadequados, pôneis que logo tiveram que ser sacrificados e estavam sem meios de tração suficientes. A viagem inglesa, que começou em 01 de novembro, progrediu com enormes dificuldades. 

Os ingleses pensaram ter alcançado primeiro o Polo Sul em 16 de janeiro de 1912, quando, então, avistaram a bandeira norueguesa. Roald já havia chegado até lá cerca de um mês antes, em 14 de dezembro do ano anterior. Na volta, Scott e sua equipe não resistiram às temperaturas de até 42º C negativos e morreram.