Que Dia é Hoje?

8/4/2010
Rússia e EUA Assinam tratado de redução de armas nucleares

Em 08 de abril de 2010, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama e o presidente russo, Dmitri Medvedev assinaram o tratado de redução de armas nucleares com o objetivo de renovar as relações bilaterais e reformar a política norte-americana de defesa.

O tratado, nomeado de “New Start", foi assinado em Praga, capital da República Tcheca. O local foi palco de um discurso do presidente americano, que na ocasião, proclamou o “compromisso dos Estados Unidos em buscar um mundo pacífico e seguro sem armas nucleares”.

Este acordo substituiu o Tratado de Redução de Armas Estratégicas, de 1991, e o Tratado de Moscou de 2002. A assinatura do documento limitou em 30 % o número de armas nucleares, isto é, os países precisam reduzir seus arsenais a 1.550 ogivas nucleares. Em seu discurso Obama enfatizou que “ao manter nossos compromissos nos termos do Tratado de Não Proliferação Nuclear, fortalecemos nossos esforços globais para deter a disseminação dessas armas e [ajudamos] a garantir que outras nações assumam suas responsabilidades."